O estudo é recurso que nos é propiciado pela Providência Divina para nosso aprimoramento e elevação.
No transcorrer do processo evolutivo do princípio inteligente até a consolidação do estado de espírito, as incontáveis experiências e vivências propiciaram o surgimento da inteligência e do pensamento contínuo, que são conquistas que conferem ao ser a posição no reino hominal. Perante a importância desta conquista, não nos cabe desprezarmos tão sublime dádiva.
Se somos portadores de inteligência e de raciocínio contínuo, porque não nos utilizarmos de forma edificante este recurso?
Se somos alfabetizados, não há espaço para escusas pueris, baseadas na suposta falta de tempo, na preguiça, na falta de esforço.
A boa vontade, o empenho e a iniciativa são os motores propulsores para a prática salutar da leitura e do estudo. Porém, friso na importância da leitura e do estudo edificantes, voltados para o bem, para a melhoria interior e pacificação dos instintos.
A aquisição do conhecimento, seja intelectual ou espiritual, requer a disposição efetiva e a aplicação construtiva no bem.
O Espiritismo nos revelando a fé raciocinada nos compele a fazermos do estudo, a rotina precisa a todos nós espíritas.
As Obras do Cristo solicitam o aprimoramento do conhecimento de todos os trabalhadores, sendo que este apelo se faz especialmente oportuno aos colaboradores das atividades mediúnicas. O atendimento nas lides medianímicas necessita de conhecimento e entendimento das Verdades da Vida, para podermos melhor desincumbir de nossas missões de amparo aos irmãos necessitados, tanto encarnados quanto desencarnados.
Façamos luz em nosso mundo interior para sermos o farol que direciona os nossos semelhantes. Que saibamos aproveitar as oportunidades que nos são dadas na encarnação. Não as desperdicemos.
Que a Paz do Cristo nos envolva, hoje e sempre!
Paz no coração!
Um Espírito Amigo
Psicografia recebida em 13/02/2018.